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Inadimplência zero: 6 dicas para levar sua empresa a essa conquista!

Inadimplência zero: 6 dicas para levar sua empresa a essa conquista!

A inadimplência é um problema frequente no Brasil. Segundo dados da Serasa, em 2022 houve dez meses seguidos de crescimento desse índice no país. Em outubro de 2022, por exemplo, mais de 69 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo.

Essa é uma questão relevante para as empresas, que devem buscar a inadimplência zero para otimizar as finanças. Afinal, se os clientes não pagam suas compras, o negócio tem menor fluxo de caixa e pode acabar enfrentando dificuldades para manter o funcionamento.

Quer conferir 6 dicas para diminuir ou zerar a inadimplência na empresa? Continue a leitura!

Quais problemas a inadimplência pode causar?

Antes de conhecer dicas para chegar à inadimplência zero, vale a pena entender quais problemas essa questão pode causar. Como você viu, a saúde financeira do negócio depende do pagamento em dia por parte dos clientes.

Toda empresa se planeja para vender o suficiente para pagar seus custos e ter uma margem de lucro que traga resultados positivos. Se as vendas acontecem, mas a quitação dos valores não é feita, o planejamento inteiro é prejudicado.

Em situações simples, a inadimplência pode trazer problemas como pequenos prejuízos ou atrasos na quitação de obrigações. Mas, quando a situação se agrava, os impactos são maiores. Um deles é o desequilíbrio no fluxo de caixa — que representa as saídas e entradas de dinheiro.

No médio e longo prazo, a inadimplência pode fazer com que a empresa gaste mais pagando as contas do que recebe com as vendas. A previsibilidade do caixa também fica prejudicada pelo endividamento dos clientes. Logo, a empresa não consegue se planejar corretamente. 

Esse cenário pode trazer efeitos negativos na liquidez. Na prática, o negócio não terá acesso a dinheiro disponível rapidamente para realizar os planos de melhorias ou expansão. Ademais, a capacidade de investir na empresa fica prejudicada.

Mais uma consequência de não ter inadimplência zero é precisar fazer gastos extras para realizar cobranças com os clientes. Por fim, se o problema não for resolvido, a empresa pode ficar inadimplente com os próprios fornecedores e até ir à falência.

6 Dicas para chegar à inadimplência zero

Você acabou de ver como a inadimplência é um assunto sério para empreendedores e gestores. Isso significa que é preciso ficar atento para evitar e resolver a questão.

Confira 6 dicas que ajudam a alcançar a inadimplência zero!

1. Utilize serviços de análise de crédito

Uma das melhores formas de evitar a inadimplência é fazer uma avaliação completa do consumidor antes de conceder crédito. Isso porque clientes que não tenham um histórico positivo apresentam mais risco de não quitar suas contas.

Assim, pode não ser indicado oferecer crédito e prazo para esses consumidores. Portanto, a dica é utilizar serviços de análise de crédito e pesquisar sobre o perfil de cada cliente para ter mais informações no momento de tomar decisões.

2. Crie uma boa régua de cobrança

A empresa não precisa esperar a inadimplência acontecer para cobrar os clientes. A régua de cobrança é uma ferramenta que ajuda a organizar a relação com os consumidores e aumentar a chance de eles manterem os pagamentos em dia.

Ela é criada de acordo com os processos da empresa e o perfil dos clientes. Aqui, uma dica é incluir lembretes de pagamento para o cliente antes de a conta vender. Isso ajuda a evitar a inadimplência, que muitas vezes pode decorrer de esquecimento sobre os prazos. 

Além disso, a régua ajuda a cobrar os clientes de maneira sistemática e otimizada, personalizando as etapas conforme as necessidades do negócio. Inclusive, é possível ter uma régua geral na empresa ou usar etapas e cobranças diferentes para cada grupo de clientes.

3. Cobre clientes devedores

A régua de cobrança tem relação com outra dica fundamental para chegar à inadimplência zero: cobrar os clientes devedores. Não ter controle sobre quais consumidores estão com o pagamento atrasado amplia os riscos da empresa.

Afinal, a falta de acompanhamento impede que o negócio mapeie o problema e busque soluções. Por isso, é imprescindível estruturar um processo de identificação e de cobrança dos inadimplentes para adotar práticas voltadas à recuperação dos recebíveis.

Além de reconhecer a relevância de cobrar os clientes devedores, a empresa deve ter uma estrutura adequada para fazer isso. Para ajudar, você pode contar com parcerias que ofereçam esse serviço de maneira especializada. 

Um contato adequado é aquele que consegue garantir o pagamento e ainda manter a boa relação com o consumidor, para que ele continue parceiro da empresa. Uma dica nesse sentido é utilizar os canais mais confortáveis para cada consumidor (como telefone, e-mail, mensagem de texto, etc.).

4. Incentive os pagamentos à vista

A inadimplência também pode ser evitada ao reduzir as vendas a prazo. Portanto, vale a pena incentivar a quitação da conta à vista ao negociar com o cliente. Dessa maneira, o dinheiro entra no fluxo do negócio todo de uma vez e não é necessário acompanhar pagamentos parcelados. 

Uma das estratégias para incentivar a compra à vista é oferecer diversos meios de pagamento, como transferência bancária, pagamento digital e Pix. Outra possibilidade válida é dar descontos para essas modalidades de quitação. 

A prática também pode ser adaptada para os pagamentos parcelados. Aqui, é possível incentivar a quitação em dia ao oferecer descontos para pagamento antecipado, pontos, cashback e outras vantagens, por exemplo.

5. Acompanhe o risco de inadimplência 

O risco de inadimplência está ligado à probabilidade de que os seus clientes atrasem o pagamento das compras. Dessa forma, acompanhar esse indicador é indispensável para pensar nas melhores estratégias e driblar o problema.

Uma maneira de ficar ciente do risco é calcular o índice de inadimplência atual. A fórmula é a seguinte:

Taxa de Inadimplência (TI) = Pagamentos Pendentes entre 90 a 180 dias (T90) ÷ Total a ser Recebido (TT)

6. Otimize a gestão financeira

A última dica para conquistar a inadimplência zero nas empresas é organizar de modo mais eficiente a gestão financeira. Ao utilizar a tecnologia e otimizar os processos, por exemplo, fica mais fácil ter dados confiáveis e tomar melhores decisões para o negócio.

Além disso, é possível adotar práticas como a antecipação de recebíveis. Assim, você recebe à vista os valores que entrariam no caixa apenas no futuro, com um pequeno deságio. Dessa maneira, também será mais fácil manter a organização do fluxo de caixa. 

Gostou de saber como chegar à inadimplência zero na empresa? Com as 6 dicas deste conteúdo, é possível ter melhores resultados e garantir que o negócio possa contar com o dinheiro conquistado nas vendas!

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