Fazer a administração financeira de um negócio, muitas vezes, é uma tarefa que envolve lidar com situações desafiadoras e imprevistos. E tais circunstâncias, dependendo da gravidade, podem ser verdadeiras ameaças para uma organização.
Nesse sentido, é essencial conhecer e considerar algumas estratégias e soluções financeiras para superar tais situações, como o risco sacado. Com essa possibilidade, além de garantir um fluxo de caixa mais seguro, é possível assegurar a continuidade de uma companhia no mercado em que atua.
Quer saber mais sobre o risco sacado e como esse tipo de solução funciona? Então continue acompanhando as informações deste artigo com atenção!
O que é risco sacado?
O risco sacado, também conhecido como forfait, confirming ou antecipação a fornecedores, é um modelo de crédito. Nele, o fornecedor de uma empresa recebe pagamentos futuros de forma adiantada em troca de um desconto sobre o montante em questão.
Esse tipo de crédito é comumente utilizado em transações comerciais, em que uma parte precisa de acesso imediato a recursos que seriam recebidos somente em uma data futura. Para tanto, há a intermediação de uma instituição financeira especializada em antecipação de recebíveis.
Como funciona esse tipo de antecipação?
Após entender o conceito de risco sacado, é o momento de entender como ele funciona. Esse tipo de crédito se dá por meio da participação de três agentes principais: fornecedor (cedente), empresa (comprador) e instituição financeira (que faz a antecipação).
A empresa é a figura central desse tipo de solução. Isso porque é ela quem fecha negócios com o fornecedor e quem solicita a opção de risco sacado a uma instituição financeira.
Para que essa operação funcione, primeiramente o fornecedor deve enviar uma nota fiscal à empresa compradora com todos os dados sobre o pedido. E a companhia, por sua vez, utiliza esse documento como base para pedir à instituição que antecipe o valor a ser pago.
Se o fornecedor estiver de acordo com as condições e termos apresentados pela instituição, ela então deposita o montante no mesmo dia ou no dia seguinte na conta do cedente. Isso, com um desconto, pois esse abatimento na quantia é a maneira pela qual ela é remunerada pela operação.
Por fim, quando chegar a data de vencimento presente na nota fiscal emitida pelo fornecedor, a empresa (comprador) paga o valor devido à instituição.
Para entender de maneira fácil o funcionamento do risco sacado, acompanhe o exemplo a seguir!
Exemplo de risco sacado
Suponha que um fornecedor efetuou a venda de 500 mercadorias para uma empresa e o prazo de pagamento acordado entre as partes foi de 60 dias. Para tanto, foi emitida uma nota fiscal e encaminhado um boleto para a companhia pagar.
Como o prazo é de dois meses, o departamento financeiro da empresa em questão programou o pagamento para a data em que o boleto vence. Porém, até esse dia chegar, o fornecedor pode precisar do dinheiro.
Nesse contexto, a companhia solicita a solução de risco sacado para o fornecedor poder receber a quantia de maneira antecipada, sem ter que aguardar os 60 dias. Para tanto, a empresa e a instituição financeira envolvida no processo devem acessar a nota fiscal gerada pelo fornecedor.
Afinal, é por meio dela que a instituição financeira poderá verificar o valor da operação, apresentar uma proposta ao fornecedor e realizar o pagamento de forma antecipada. Lembrando que, nesse depósito, há um desconto sobre o montante total.
Quais as vantagens do risco sacado para fornecedores?
Agora que você sabe o conceito e o funcionamento do risco sacado, entenda melhor as principais vantagens desse modelo de crédito para fornecedores.
A principal vantagem do risco sacado para fornecedores refere-se à possibilidade de acessar recursos futuros de forma mais rápida, sem precisar esperar semanas ou meses. Dessa maneira, inclusive, também é possível diminuir o ciclo do fluxo de recebimentos.
Em razão disso, os fornecedores podem ter capital para diversas situações. Por exemplo, eles podem usar essa quantia antecipada para:
- lidar com suas obrigações financeiras, como pagamento de salários;
- manter o capital de giro sob controle;
- quitar dívidas;
- fazer investimentos pensando no crescimento do negócio.
Além desses pontos, vale ressaltar que o risco sacado para fornecedores é um modelo de crédito que costuma ser mais interessante que outras soluções, como empréstimos. O motivo é que ele envolve o adiantamento de quantias que já seriam recebidas pelo fornecedor.
Desse modo, mesmo com um desconto sobre o valor, o risco sacado geralmente é mais atrativo em termos financeiros. Afinal, diferentemente de empréstimos, esse modelo de crédito não possui taxas de juros elevadas.
Assim, os fornecedores podem economizar e, ainda, evitar dívidas que poderiam comprometer as finanças e até a sobrevivência do negócio. Por fim, ligado a esses pontos, também é válido destacar que o risco sacado não exige aprovação de crédito, como em outras soluções financeiras.
Quais as vantagens do risco sacado para compradores?
Além de ser um modelo de crédito interessante para fornecedores, vale ressaltar que o risco sacado pode ser benéfico para compradores (empresas). Isso porque, com essa solução, as companhias podem ter mais tempo para pagar por produtos e serviços.
Na prática, o risco sacado permite uma maior flexibilidade em termos de negociação. Afinal, ele possibilita alinhar um prazo de pagamento maior, gerando, assim, um alívio para o fluxo de caixa da companhia. Ainda, essa solução pode colaborar com pedidos de descontos para pagamentos à vista.
Ligado a essas questões, o risco sacado também pode fortalecer a relação comercial entre comprador e fornecedor. Afinal, por meio dele, é possível encontrar uma solução que funcione para ambos.
Além desses aspectos, outra vantagem da antecipação tanto para compradores quanto fornecedores é que essa operação pode ser feita totalmente online. Assim, é possível evitar idas ao banco e fazer todo o processo de uma forma muito mais cômoda e prática.
Entendeu o que é risco sacado e como funciona esse tipo de antecipação de recebíveis? Como você viu, esse modelo de crédito pode ser benéfico tanto para fornecedores quanto para compradores. Portanto, vale a pena considerá-lo ao fazer a gestão financeira de um negócio.
Quer contar com essa solução no seu negócio e obter as vantagens que ela oferece? Conheça a antecipação de fornecedores da North!