O conceito de inadimplência financeira significa a falta de pagamento de uma dívida vencida. As causas do problema são diversas e podem estar relacionadas ao contexto econômico do país ou ao modo como as pessoas se relacionam com o dinheiro.
Nas empresas, o acúmulo de dívidas por parte dos clientes pode afetar todo o planejamento do negócio. Assim, a taxa de inadimplência financeira deve ser constantemente monitorada para que as finanças da empresa não sejam prejudicadas.
Quer saber como evitar prejuízos ocasionados pela falta de pagamentos? Prossiga com a leitura para acompanhar dicas sobre o assunto!
O que é e como calcular o índice de inadimplência de uma empresa?
Para entender qual é a situação de inadimplência de um negócio, é recomendado calcular o índice de inadimplência. O indicador determina a porcentagem de pagamentos atrasados em relação ao total de contas a receber.
O número também indica quando a gestão deve buscar estratégias para evitar que esse comportamento seja frequente. Para calcular o índice, é preciso dividir os valores atrasados pelo total de recebíveis vencidos — ambos em um período de 90 a 180 dias de atraso.
Então o resultado é multiplicado por 100 para representar o valor em percentual. Por exemplo, se a soma dos pagamentos atrasados for R$ 2 mil e o total a receber for R$ 10 mil, veja como fica a conta:
Índice de inadimplência = 2.000/10.000 × 100 = 20%
Analisando os resultados, um índice de inadimplência alto implica em perceber que os clientes não estão arcando com os pagamentos da forma que deveriam. Isso pode prejudicar o planejamento orçamentário da empresa.
Logo, o montante a ser recebido ainda é muito significativo — e não contar com o dinheiro para o fluxo de caixa pode trazer prejuízos. Na prática, quanto maior for a quantia em aberto em relação aos recebíveis, maior será a porcentagem representada no índice.
Porém, não existe um valor ideal para o índice. Para o Sistema Financeiro Nacional (SFN), uma taxa aceitável estaria entre 5% e 10%. Contudo, a definição varia conforme o ramo, as margens de lucro e outras características da empresa.
De qualquer modo, quanto menor o índice, melhor para o orçamento da empresa. Por fim, tenha em mente que é importante manter a frequência do cálculo do índice de inadimplência para checar mensalmente possíveis padrões e buscar modos de resolver os atrasos
Como evitar que a inadimplência financeira prejudique sua empresa?
Você entendeu que, ao calcular o índice de inadimplência, o ideal é que o indicador se mantenha baixo. Para tanto, há orientações que podem auxiliar nas estratégias de cobrança e buscar manter um fluxo de caixa equilibrado — evitando que a inadimplência gere prejuízos.
Veja, a seguir, como impedir que o orçamento e a saúde financeira da empresa sejam prejudicados pela inadimplência!
Tenha rigor na análise de crédito
Já que a inadimplência se relaciona com as finanças de cada cliente, é importante conhecer seu público-alvo para manter uma boa política de crédito. Assim, estipular prazos adequados e entender a vida financeira dos clientes pode melhorar a frequência dos pagamentos em dia.
Os clientes podem não ter capital para fazer compras à vista, mas a possibilidade de ofertar facilidade de crédito deve ser conferida com maior rigidez. Desse modo, a concessão de prazos pode ser assegurada por um filtro cuidadoso.
Para isso, cheque o histórico de pagamentos e compras e a capacidade financeira do cliente. A análise de crédito e a verificação de dados financeiros facilitarão o controle nas compras parceladas, por exemplo.
Dessa maneira, os riscos de o comprador deixar de cumprir com a sua responsabilidade de pagamento em dia diminuem, garantindo mais segurança para as finanças do negócio.
Estruture um sistema de cobrança
Em muitas situações, é preciso recorrer a um sistema de cobrança para garantir o pagamento dos clientes inadimplentes. Uma ferramenta útil nesse sentido é a régua de cobrança.
Ela contribui para o registro dos pagamentos em atraso e determina quais serão os passos a seguir para a empresa recuperar as dívidas. Logo, por meio da régua de cobrança, é possível estabelecer prazos e formas de comunicação para que o relacionamento com o cliente inadimplente não seja prejudicado.
Ofereça benefícios para pagamentos à vista
Para evitar problemas com o endividamento de clientes, vale a pena oferecer benefícios para aqueles que fazem os pagamentos à vista. Descontos ou cashbacks para compras futuras são algumas possibilidades que costumam atrair o público.
Dessa forma, as compras a prazo tendem a diminuir, assim como o risco de ficar sem receber. Aumentar as opções de meios de pagamento é outra estratégia para motivar a quitação à vista.
Apresente uma negociação flexível
Caso a inadimplência já seja uma realidade na sua empresa, negociar a dívida pode ser importante para o devedor e para a recuperação do débito. Entender a situação financeira do inadimplente e mostrar disponibilidade para ajudá-lo são aspectos que compõem uma negociação flexível.
Para assegurar uma relação saudável com o cliente e garantir a quitação da dívida, é possível oferecer desconto em pagamentos à vista ou aumentar o número de parcelas. O objetivo é manter o comprador fiel e resolver a situação de inadimplência de forma polida.
Para auxiliar no processo, você também pode contar com empresas especializadas na recuperação de recebíveis. Com ferramentas específicas e maior expertise, elas podem ampliar as chances de receber os valores pendentes, melhorando a saúde financeira do negócio.
Conte com uma reserva de emergência
Além de motivar os clientes para evitarem a inadimplência, outras atitudes podem ser tomadas pela gestão financeira do negócio para diminuir a dependência imediata dos pagamentos. Um exemplo disso é criar uma reserva de emergência.
Desse modo, caso o índice de inadimplência esteja sendo controlado, a empresa pode contar com um capital assegurado para manter a saúde financeira do negócio em situações de imprevistos. A reserva ajuda a garantir o amplo funcionamento da empresa, mesmo com contas a receber em atraso.
Neste texto, você viu ações que ajudam a evitar que a inadimplência financeira seja um problema para o seu negócio. A partir de estratégias como negociações flexíveis e uma reserva de emergência, é possível manter as finanças controladas e o fluxo de caixa equilibrado. Não deixe também de monitorar o índice de inadimplência.
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