Gerenciar os gastos do negócio é uma atividade que deve fazer parte da rotina de todo gestor. Nesse sentido, existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática para garantir a sustentabilidade empresarial e a competitividade da companhia no mercado.
A redução de custos na empresa, por exemplo, é uma tarefa que não deve ser adotada apenas durante dificuldades financeiras ou crises. Contudo, é importante entender como realizar o processo sem prejudicar o funcionamento do negócio.
Quer saber como fazer uma redução de custos na empresa? Então acompanhe a leitura e confira as dicas!
Entenda os custos estratégicos
Para realizar uma redução eficaz de custos na sua empresa, o primeiro passo é entender e categorizar os custos estratégicos. Eles incluem investimentos em novas tecnologias, que podem aumentar a eficiência e a capacidade de inovação.
Outro exemplo são os gastos com marketing — relevantes para a visibilidade e a expansão da marca. Esses custos são essenciais para a vantagem competitiva do negócio e contribuem para o valor agregado da empresa.
Além disso, ao identificar os custos estratégicos, você poderá distinguir aqueles que são indispensáveis para a operação empresarial. Contas fixas e custos com manutenção estão entre as saídas de recursos necessárias para manter a operação diária.
Em muitos casos, eles costumam estar entre os alvos de uma redução de custos. Porém, é preciso ter em mente a necessidade de avaliar o impacto de cortar os gastos para não comprometer o funcionamento básico da companhia.
Diminua a rotatividade da equipe
Ao analisar as finanças da sua empresa, é provável que você já tenha percebido como a seleção e o recrutamento de funcionários podem ser caros. Afinal, encontrar bons talentos é um processo que demanda tempo e recursos.
A demissão dos colaboradores também representa um impacto nos custos. Além das burocracias envolvidas, existem pagamentos de multas ou benefícios. Em casos extremos, pode haver conflitos que resultam em prejuízos judiciais.
Logo, a rotatividade de pessoal não é somente uma questão de gestão de recursos humanos, mas um fator determinante na análise para a redução de custos. Minimizar a rotatividade passa pela retenção de talentos. Então crie um ambiente de trabalho que valorize e motive os colaboradores.
Ofereça boas condições de trabalho, oportunidades de desenvolvimento e um plano de carreira claro. Com as medidas, os funcionários passam a se sentir valorizados, construindo uma jornada profissional duradoura na empresa.
Renegocie as dívidas
Além de diminuir a rotatividade da equipe, outra dica para ter menos gastos na empresa é renegociar as dívidas. A razão é que empréstimos e financiamentos podem gerar custos elevados, principalmente quando as taxas de juros cobradas são altas.
Assim, se a companhia tem débitos acumulados, a renegociação é uma estratégia para reduzir os custos e melhorar a saúde financeira. A primeira etapa para renegociar dívidas é analisar todas as obrigações financeiras da empresa.
Identifique quais são as taxas de juros atuais e os encargos associados a cada dívida. Com a informação, você consegue buscar as melhores condições de pagamento junto aos credores. Nesse sentido, negociar um parcelamento mais favorável ou um adiantamento pode proporcionar alívio imediato ao fluxo de caixa.
Adicionalmente, considere a possibilidade de migrar a dívida para uma instituição financeira que ofereça condições mais vantajosas. Há situações em que bancos concorrentes oferecem taxas de juros mais baixas e condições de pagamento flexíveis para atrair novos clientes.
Ao renegociar dívidas, mantenha uma postura proativa e aberta ao diálogo com os credores. Demonstre o comprometimento da empresa em cumprir as obrigações financeiras e apresente um plano sólido para quitar as dívidas. Lembre-se de que a transparência e a comunicação eficaz podem facilitar a obtenção de condições mais favoráveis.
Otimize o estoque
Manter um controle do estoque também ajuda a reduzir os custos e evitar prejuízos relacionados ao armazenamento e à obsolescência de produtos. O acúmulo de itens parados tende a gerar um desperdício de recursos financeiros, comprometendo a eficiência e a lucratividade da companhia.
Para otimizar o estoque, faça análises de demanda regulares. Entender quais produtos têm maior e menor rotatividade possibilita que você ajuste as compras e o armazenamento de acordo com as necessidades reais do mercado.
A classificação ABC, por exemplo, é uma ferramenta que pode ser usada para essa finalidade. Ela consiste em categorizar os itens conforme a sua importância e frequência de vendas. Produtos de categoria A são os mais valiosos e vendidos, enquanto os de categoria C são os menos relevantes.
Outra estratégia é promover ações para minimizar estoques ineficientes. Fazer promoções ou dar descontos em produtos com baixa saída costuma acelerar a rotatividade, liberando espaço e recursos para itens mais rentáveis. Ainda, as ações podem atrair novos clientes e aumentar a visibilidade da marca.
Invista na tecnologia
A tecnologia é uma das aliadas na redução de custos da empresa. Substituir processos burocráticos, lentos e manuais por opções automatizadas tende a proporcionar economia e aumentar a eficiência operacional.
A adoção de soluções tecnológicas possibilita transformar a maneira como uma empresa opera, tornando-a mais ágil e competitiva. No mercado, você encontra plataformas de gestão integradas que podem gerenciar diferentes setores da companhia, como:
- estoque;
- recursos humanos;
- financeiro.
As ferramentas oferecem um suporte que permite aos empreendedores e gestores centralizar e otimizar as suas operações. Ademais, o uso dessas plataformas geralmente reduz a utilização de papel e arquivos físicos, resultando em mais economia para a empresa.
Fale sobre as estratégias com a equipe
Por fim, o gestor deve comunicar as estratégias de redução de custos à equipe para alcançar resultados mais eficazes. Afinal, quando os colaboradores entendem a importância das mudanças, eles ficam mais motivados a contribuir.
Uma das principais vantagens da abordagem é a aceitação das novidades. Ao integrar os colaboradores na discussão sobre custos, eles se sentem parte do processo decisório e entendem melhor as razões por trás das iniciativas.
A abordagem facilita a implementação de novas práticas e políticas, pois a equipe está mais propensa a apoiar e se adaptar às mudanças. Ainda, o envolvimento dos colaboradores promove um maior alinhamento do processo à cultura organizacional.
Assim, é possível criar um senso de compromisso, fazendo com que os valores de eficiência e responsabilidade financeira sejam incorporados ao dia a dia da empresa.
Ao longo deste conteúdo, você conheceu dicas de como fazer a redução de custos na empresa. Portanto, não deixe de analisar os gastos do negócio e implementar as ideias que mais fazem sentido em suas estratégias para aumentar a eficiência da companhia.
Gostou do post e quer aprofundar o seu conhecimento? Então saiba o que é gerenciamento de crises e como aplicá-lo na empresa!