Na gestão de um negócio, é comum precisar de capital de terceiros, prazos e outras negociações que exijam um bom histórico financeiro. Nesse sentido, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) deve ter um score de crédito positivo.
A partir de uma pontuação elevada, a empresa tende a conseguir melhores condições nas operações, além de contar com mais facilidade para a captação dos recursos. Portanto, é válido conhecer o funcionamento do sistema de avaliação, os seus impactos no mercado e como elevar a pontuação.
Quer saber mais sobre o score de crédito para empresas e como manter a pontuação alta? Continue a leitura para conferir!
Como funciona o score de crédito para empresas?
O score de crédito para empresas é um sistema de avaliação do histórico, hábitos e comportamentos financeiros de uma pessoa jurídica. Entre outras finalidades, ele serve para mostrar o risco de inadimplência do CNPJ.
O cálculo é realizado por birôs de crédito, ou seja, empresas que mantêm bancos de dados financeiros de pessoas físicas e jurídicas, realizando as análises. No Brasil, a principal companhia com a função é a Serasa Experian, que adota um mecanismo de pontuação.
Assim, ela utiliza um modelo estatístico baseado em informações cadastrais, poder de compra, dívidas em aberto ou atrasadas e relacionamento com o mercado. Vale destacar que a Serasa Experian analisa também os dados financeiros do sócio majoritário do negócio.
O cálculo do score de crédito empresarial considera uma pontuação que vai de 0 a 1000. Nesse contexto, quanto mais elevada ela for, mais bem avaliado é o empreendimento. O resultado é atualizado com frequência, permitindo às pessoas jurídicas a melhoria do seu score a cada consulta.
Do mesmo modo, a atualização pode abaixar o score, caso seja identificado algum comportamento prejudicial. Na Serasa, a pontuação é distribuída da seguinte maneira:
- de 0 a 100: alto risco de inadimplência;
- de 101 a 250: risco de inadimplência médio a elevado;
- de 251 a 550: risco de inadimplência médio;
- de 551 a 1000: baixo risco de inadimplência.
Qual é a importância de ter uma boa pontuação?
Agora que você já sabe como funciona o score de crédito para empresas, também deve entender a importância de ter uma boa pontuação. Como foi possível aprender, o sistema se relaciona com o acesso ao crédito no mercado.
Logo, contar com um score elevado indica aos potenciais credores que a empresa oferece baixo risco de crédito, contando com poucas chances de inadimplência. O fator tende a ser avaliado antes de negociações, impactando na concessão de capital ou de prazos para pagamentos.
Desse modo, um bom score oferece maior poder de negociação, com chance de favorecer a concessão de condições mais flexíveis para realizar os seus pagamentos. Considere que o crédito adequado é fundamental para o crescimento do negócio, afinal, ele viabiliza os projetos.
Com isso, a empresa tem condições de investir em estrutura, equipamentos e pessoal para realizar a sua expansão. Ademais, o acesso a diferentes formas de crédito favorece uma arrecadação de capital eficiente, personalizada e alinhada às necessidades do negócio.
Outro fator positivo é que apresentar uma boa pontuação contribui com a imagem do empreendimento no mercado. Ela demonstra a responsabilidade e o comprometimento com as obrigações financeiras, transmitindo uma impressão positiva aos stakeholders.
Como melhorar o score de crédito empresarial?
Com a leitura até aqui, foi possível conhecer o funcionamento e a importância do score de crédito para empresas. Agora você precisa saber como elevar a pontuação da pessoa jurídica.
Confira!
Negocie dívidas atrasadas
Um dos fatores que diminuem o score é ter dívidas atrasadas. Além disso, não cumprir com os pagamentos no vencimento pode trazer consequências, como multas e restrições ao CNPJ. Consequentemente, o planejamento financeiro da empresa é prejudicado.
Portanto, um dos caminhos para manter uma boa pontuação é buscar negociações com os credores, encontrando prazos mais confortáveis e outras formas de quitar os débitos em atraso. Note que birôs de crédito, como a Serasa Experian, têm acesso às suas movimentações rapidamente.
Assim, ao pagar as dívidas, em pouco tempo, a pessoa jurídica poderá ter impactos no score de crédito. Ademais, o cuidado contribui com a gestão do capital e a saúde financeira do negócio.
Mantenha os dados cadastrais atualizados
As pessoas físicas e jurídicas têm um cadastro junto à Serasa Experian que precisa ser preservado com informações atualizadas. Manter os dados completos e corretos demonstra a transparência do negócio — o que é visto de forma positiva pela análise.
Algumas informações importantes são:
- endereço;
- nome fantasia;
- situação da empresa;
- razão social;
- antecessora;
- data da fundação ou abertura;
- dados sobre filiais;
- quadro societário.
Essa é uma forma de contribuir para o sistema, que também tende a auxiliar na sua pontuação junto aos birôs de crédito.
Cuide das finanças pessoais
Como você aprendeu, o sistema de análise de pontuação considera os dados da pessoa jurídica e do sócio majoritário da empresa. Portanto, a pessoa física responsável pelo empreendimento precisa manter um bom score de crédito.
Ela deve ter atenção aos mesmos fatores atrelados ao CNPJ, preservando os dados atualizados e o bom controle das suas finanças. Tenha em mente que a imagem da empresa está ligada ao comportamento de seus líderes.
Tenha moderação ao realizar simulações
Antes de realizar uma operação de crédito, fazer simulações ajuda a comparar as alternativas e encontrar a mais vantajosa. Contudo, realizar simulações em excesso pode prejudicar o seu score.
A Serasa Experian passou por uma atualização no fim de 2022, que reduziu o impacto das simulações na pontuação, mas elas ainda são capazes de ter um efeito negativo. Portanto, realize o processo com moderação — apenas quando já tiver a decisão do crédito amadurecida.
Com a leitura deste conteúdo, você viu como funciona o score de crédito para empresas, a sua importância e como elevar a pontuação. Trata-se de um registro importante para a imagem da pessoa jurídica no mercado e para as condições nas negociações. Portanto, vale a pena ter atenção a esse aspecto.
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