North Finance - Soluções Financeiras

O que é emissão de FIDC- Entenda tudo sobre o assunto

O que é emissão de FIDC? Entenda tudo sobre o assunto

A captação de recursos para uma empresa pode acontecer de diferentes maneiras. Além das linhas de crédito tradicionais, é possível recorrer a alternativas do mercado de capitais. Entre elas, vale a pena saber o que é um FIDC.

Esse fundo tem características específicas e que podem torná-lo vantajoso para negócios que desejam antecipar os valores a receber. Logo, é mais uma alternativa para resolver pendências do negócio ou investir no seu crescimento.

Quer saber mais sobre as características do FIDCs? Veja como funciona sua emissão de cotas!

O que é FIDC e como funciona esse tipo de fundo? 

O fundo de investimento em direitos creditórios é um tipo de veículo coletivo também conhecido como FIDC. Ele recebe esse nome porque o gestor do fundo prioriza o investimento em títulos atrelados aos direitos creditórios.

Isso significa que a modalidade investe a maioria dos recursos em aplicações financeiras de renda fixa que fazem parte do crédito privado. Normalmente, os títulos são emitidos por instituições securitizadoras, que adquirem os direitos creditórios ao antecipar os recebíveis de empresas.

Como você pode ver, os FIDCs são um tipo de fundo de investimento. Desse modo, eles funcionam como condomínios financeiros. Assim, os investidores adquirem cotas e o gestor profissional movimenta os recursos de acordo com a estratégia definida.

O que é a emissão de FIDCs?

Foi possível aprender que o investimento em um FIDC depende da aquisição de cotas de participação. Elas são valores mobiliários que permitem que os investidores acessem os resultados do portfólio de um fundo e busquem lucros com ele.

No caso dos FIDCs, a emissão das cotas pode acontecer de duas formas principais. Nos fundos abertos, as cotas são emitidas sempre que novos investidores desejam participar do veículo financeiro. Logo, elas são negociadas com o gestor do fundo.

Já os fundos fechados não emitem novas cotas para a participação de novos investidores. Nessa situação, é preciso comprar as cotas no mercado secundário, de outro investidor que desistiu de sua posição.

Além disso, convém notar que a criação do fundo ocorre por ação de uma empresa gestora, interessada em reunir e movimentar recursos de maneira coletiva.

Embora uma empresa também possa emitir o próprio FIDC, é preciso estar ciente de que esse processo exige diversas etapas. Por exemplo, a estruturação do fundo e o apoio de diversos agentes, como custodiante, gestor e administrador.

Logo, a captação de recursos via FIDC pode fazer sentido para diversas empresas — sem que isso signifique ter o próprio fundo disponível no mercado.

Quais as vantagens de captar recursos pela venda de recebíveis?

Como você viu, o FIDC se baseia na compra de direitos creditórios e títulos relacionados a eles. Nesse contexto, vale notar que a busca por um FIDC ou por outras operações de antecipação de recebíveis podem oferecer diversas vantagens.

A principal delas é a economia para captar recursos, principalmente em comparação às modalidades mais tradicionais de crédito. No geral, usar os recebíveis para obter dinheiro é mais barato que solicitar um empréstimo ou financiamento, por exemplo.

Também não há um aumento no nível de endividamento da empresa. Afinal, o capital é obtido a partir de vendas já realizadas e de valores que a empresa tem direito a receber. Assim, a gestão financeira pode ser otimizada.

Outro benefício é a possibilidade de obter mais liquidez. Com essa modalidade, a empresa pode acessar os recursos de modo mais rápido e com menos burocracia. Sendo assim, a operação pode atender a diferentes necessidades.

Ao mesmo tempo que o processo se torna mais ágil, ele passa a ser mais transparente. Afinal, os FIDCs são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e geridos por uma empresa controlada pelo Banco Central (Bacen). Com isso, os procedimentos devem cumprir as etapas determinadas pelas entidades.

Quem pode captar recursos a partir desse fundo?

Considerando que buscar recursos por meio do FIDC pode ser vantajoso, vale a pena entender quais empresas podem realizar esse tipo de captação. Se o processo exigir algum lastro específico, como recebíveis imobiliários ou do agronegócio, a companhia precisará ser desse setor.

Nos demais casos, qualquer empresa pode buscar capital por meio do FIDC. Porém, é comum que as companhias tenham que atender a certos critérios específicos de cada fundo, como a avaliação de risco (rating) da carteira e as condições da antecipação.

Por isso, é interessante compreender como ocorre o processo na empresa ou FIDC escolhido. Desse modo, fica mais fácil compreender se a companhia atende aos critérios exigidos e se é possível obter os valores correspondentes à antecipação.

Como aproveitar os benefícios de um FIDC na sua empresa?

Até aqui, você compreendeu como funciona um FIDC e sua emissão de cotas. Para as empresas, a existência desses veículos financeiros pode ser benéfica para a captação de recursos, conforme você conferiu.

Para que o processo ocorra, é necessário que a empresa ceda os direitos creditórios para o custodiante ou outro responsável pelo fundo. A partir da avaliação da carteira de recebíveis, pode haver a aprovação da compra pelo FIDC.

Nesse caso, a empresa recebe os valores conforme acordado entre as partes. Já o FIDC passará a receber dos clientes e os lucros integrarão o patrimônio acessado pelos cotistas.

Além desse fundo, existem outras soluções de crédito que podem ser interessantes. Uma alternativa é recorrer ao factoring, em vez de focar apenas no do FIDC ou do crédito bancário tradicional. Nele, a companhia privada adquire os direitos creditórios mediante desconto e obtém lucro com o pagamento dos clientes.

Já uma securitizadora realiza um processo semelhante, mas transforma os direitos em títulos, que podem ser comprados por FIDCs. Portanto, essa pode ser uma forma de aproveitar as vantagens da captação via fundos.

Ainda, é possível explorar as vantagens dos FIDCs diante da compra de cotas para investir nesses fundos. Com a participação no veículo, há a chance de obter ganhos atrelados aos direitos creditórios de outras empresas.

Agora você sabe o que é um FIDC, como são emitidas suas cotas e como ele pode servir para a captação de recursos. Assim, a empresa pode aproveitar esse veículo financeiro para obter crédito de forma mais barata e vantajosa que nas modalidades tradicionais, como empréstimos.

Quer captar dinheiro de modo mais fácil e com menos custos? Conheça a nossa solução de antecipação de recebíveis!

Receba as últimas novidades por e-mail

Receba as últimas novidades por e-mail

A solução que sua empresa precisa está aqui! North Finance

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.