North Finance - Soluções Financeiras

Antecipação de recebíveis: quais as vantagens para médias e grandes empresas?

Antecipação de recebíveis: quais as vantagens para médias e grandes empresas?

A gestão financeira de médias e grandes empresas pode ser um desafio complexo. Afinal, até mesmo essas companhias precisam acessar recursos externos para manter suas operações ou fomentar o negócio. Mas existem alternativas que podem simplificar o processo, como a antecipação de recebíveis.

Essa modalidade pode oferecer diversas vantagens para a empresa que precisa otimizar o fluxo de caixa e conseguir capital de giro. Ao conhecer os benefícios que ela proporciona, a tomada de decisão se torna mais estratégica e facilitada.

Este artigo apresentará as principais vantagens da antecipação de recebíveis para médias e grandes empresas. Continue a leitura e confira!

Pouca burocracia

A alta burocracia é um dos grandes obstáculos enfrentados por empresas de todos os portes e setores. Por esse motivo, soluções financeiras desburocratizadas tendem a ser ainda mais vantajosas para os negócios.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis se destaca por ser um procedimento sem burocracia. A modalidade é oferecida por plataformas de instituições de crédito e pode ser acessada com o apoio de consultorias especializadas no serviço, como a North.

Um dos motivos para a desburocratização é que a empresa interessada na solução não está solicitando um empréstimo, mas sim, antecipando seus próprios direitos de recebimento. Ainda, o serviço pode ser contratado online, sendo realizado por procedimentos automáticos e padronizados.

Desse modo, a companhia consegue fazer a solicitação, enviar os documentos e verificar o contrato de maneira prática e sem complicação. A instituição avalia os valores e os prazos de pagamento da solicitante, que recebe os créditos negociados à vista.

Facilidade para contratar

Com a ausência de burocracias, a contratação da antecipação de recebíveis é facilitada. Para entender melhor, vale comparar a modalidade com outros tipos de linhas de crédito, como os empréstimos.

Nesse caso, a instituição realiza uma análise da capacidade de pagamento da empresa solicitante. A avaliação é minuciosa, considerando os rendimentos do negócio para entender o risco de inadimplência da operação.

Logo, o processo pode se tornar bastante burocrático e lento, além de existir a chance de o crédito ser negado. Como não há empréstimo, como visto, a facilidade para contratar a antecipação de recebíveis é um dos grandes benefícios da modalidade.

Com ela, a empresa consegue utilizar o dinheiro adiantado mais rapidamente, investindo no próprio negócio ou viabilizando o fluxo de caixa.

Liberação rápida dos recursos

Mais uma vantagem que está relacionada à baixa burocracia e à praticidade de contratação é a agilidade na obtenção de recursos. Como se trata de um montante que a própria empresa receberia no futuro, o acesso à quantia é muito prático e ágil.

Após a aprovação do processo, os recursos são depositados na conta da empresa. Em determinados casos, o pagamento pode ser facilitado. Por exemplo, os valores podem ser debitados de forma automática na máquina de cartão de crédito.

Juros menores que em empréstimos e financiamentos

Outro problema enfrentado por muitas empresas é o endividamento excessivo. Porém, com a antecipação de recebíveis, o negócio não recebe recursos de uma instituição financeira, ou seja, não há a geração de uma dívida.

Como a empresa apenas antecipa o montante a que já tinha direito a receber, o processo costuma apresentar taxas menores que os empréstimos e financiamentos. Na prática, o adiantamento de recebíveis não envolve a cobrança de juros, mas há um deságio no montante.

Dessa forma, o empreendimento não compromete o orçamento nos meses seguintes com valores que devem ser pagos. Ademais, qualquer companhia pode fazer o adiantamento com taxas atrativas, evitando o pagamento de juros elevados.

Esse aspecto é fundamental para o desenvolvimento de um negócio, pois as dívidas também atrapalham o sucesso de médias e grandes empresas.

Mais liquidez para o negócio

Com a antecipação de recebíveis, a empresa conquista maior liquidez financeira, pois o pagamento é feito de uma só vez. Esse processo permite que o negócio tenha uma quantia significativa para realizar suas operações.

O valor permite realizar pagamentos à vista, por exemplo, e negociar descontos e condições facilitadas com os fornecedores. Mas não é necessário se limitar a pagar os compromissos financeiros.

Na antecipação de recebíveis, a quantia pode ser usada para aumentar o capital de giro e otimizar o fluxo de caixa do empreendimento, entre outros pontos. Então a maior liquidez é uma vantagem para manter as contas em dia, resolver desafios financeiros, melhorar o desempenho do negócio, se fortalecer ou aproveitar oportunidades no mercado.

Menor inadimplência

A inadimplência é outro obstáculo que toda empresa que vende a prazo precisa saber contornar para manter a sua saúde financeira. Ao antecipar os valores que o negócio tem a receber, é possível reduzir os riscos de não receber pelas vendas.

Isso acontece quando a antecipação de recebíveis é feita com uma instituição que assume o risco da inadimplência. Nesse caso, os clientes ficam responsáveis por pagar a empresa contratada.

Dessa maneira, a securitizadora passa a atuar na cobrança de clientes inadimplentes e na aplicação das medidas cabíveis. Esse processo tende a evitar o desgaste da sua empresa junto aos consumidores, além de melhorar a previsibilidade financeira do negócio.

Melhora na gestão financeira da empresa

Mais uma vantagem de optar pela antecipação de recebíveis é a possibilidade de melhorar a gestão financeira do negócio. Como a modalidade antecipa o dinheiro, evita dívidas por empréstimos e reduz a inadimplência, é possível manter as finanças empresariais mais estruturadas.

Contudo, vale ressaltar que é importante fazer um planejamento financeiro antes de aproveitar os benefícios desse processo. Como os recursos entrarão no caixa de forma antecipada, o setor financeiro deixará de contar com as entradas futuras.

Portanto, antes de solicitar a antecipação dos recursos, busque formas de lidar com as perspectivas do fluxo financeiro. Esse processo também envolve organizar as finanças da empresa para que o dinheiro seja utilizado corretamente.

Ao conhecer essas vantagens, fica mais fácil analisar se a antecipação de recebíveis faz sentido para o negócio. Com essa solução, médias e grandes empresas podem captar recursos de maneira personalizada e desburocratizada, sem aumentar o nível de endividamento.

Quer antecipar os ganhos da empresa para cumprir suas obrigações financeiras com antecedência? Conheça a antecipação de recebíveis da North!

 

Receba as últimas novidades por e-mail

Receba as últimas novidades por e-mail

A solução que sua empresa precisa está aqui! North Finance

A solução que sua empresa precisa está aqui!

Selecione um dos recursos abaixo e aumente o desempenho da sua empresa.