Como fazer uma gestão de recebíveis eficiente?

Como fazer uma gestão de recebíveis eficiente?

É comum que as empresas operem com o olhar voltado ao futuro, o que também se aplica aos seus processos financeiros. Afinal, a gestão de recebíveis busca garantir que o dinheiro de vendas a prazo chegue ao caixa da companhia.

Oferecer condições de pagamento vantajosas aos clientes é uma forma de fidelizá-los. Entretanto, a prática deve ser conduzida com cuidado para não comprometer as finanças empresariais, exigindo uma estratégia voltada para esse fim.

Neste artigo, você entenderá o que é gestão de recebíveis e como realizá-la de maneira eficiente no negócio!

O que é gestão de recebíveis?

A gestão de recebíveis é a prática de controlar e organizar o capital que uma empresa tem a receber dos seus clientes. É o caso de vendas de produtos ou serviços que permitam pagamento a prazo, como por meio de cartões de crédito.

O pilar desse trabalho tem relação com o planejamento e execução de iniciativas voltadas para controlar e reduzir o risco de inadimplência. Assim, a empresa tem maior segurança de que pode contar com o dinheiro devido pelos clientes, nos prazos estabelecidos.

Além de cobrar os consumidores, a gestão de recebíveis inclui o planejamento do fluxo de caixa. Dessa forma, a gestão consegue se preparar melhor para pagar as contas da companhia.

Outra parcela da gestão de recebíveis envolve considerar as particularidades das diferentes formas de pagamento. É preciso saber lidar com a conciliação de boletos bancários, cartões de crédito e até cheques para manter o controle financeiro.

Por que a gestão de recebíveis é importante?

A gestão eficiente de recebíveis é fundamental para garantir a estabilidade financeira de uma empresa. Afinal, quando os pagamentos são recebidos no prazo, o negócio tem maiores chances de manter um fluxo de caixa saudável e cumprir com suas obrigações financeiras.

O trabalho também contribui para evitar a inadimplência dos clientes, capaz de prejudicar o orçamento empresarial. Além disso, a prática facilita negociações com consumidores e fornecedores, garantindo formas e prazos de pagamento vantajosos para o negócio.

Se a empresa não dá a devida atenção à gestão de recebíveis, ela tende a enfrentar problemas de liquidez, o que pode comprometer a continuidade das operações. Como resultado, ela corre o risco de não conseguir pagar fornecedores, salários e outras despesas essenciais.

Uma condução inadequada da gestão de recebíveis ainda dificulta o planejamento estratégico, já que a projeção de receitas se torna menos confiável. Afinal, não saber com precisão quando e quanto a companhia receberá dificulta a tomada decisões relevantes, como investimentos ou expansão.

Quais são os passos para melhorar a gestão de recebíveis da empresa?

Tendo em vista a importância de uma gestão de recebíveis eficiente, resta entender como implementar práticas que garantam o sucesso da iniciativa.

A seguir, descubra quais são os passos fundamentais para melhorar a gestão de recebíveis da empresa!

 

Como fazer uma gestão de recebíveis eficiente?

 

Defina políticas de crédito

Primeiramente, uma empresa precisa estabelecer políticas de crédito bem definidas, que orientem quem pode comprar a prazo e em quais condições. Elas devem considerar fatores como a análise financeira dos clientes, o histórico de pagamentos e o limite de crédito adequado.

Assim, a empresa consegue reduzir o risco de inadimplência e selecionar melhor para quem vender a prazo. Paralelamente, há como oferecer mais flexibilidade para bons pagadores, incentivando que eles continuem pontuais.

Adote sistemas automatizados de cobrança

Existem ferramentas automatizadas de cobrança que ajudam a garantir os pagamentos nos prazos corretos e, assim, contribuem para a sua gestão de recebíveis. O foco está em automatizar o processo de cobrança e liberar o tempo da equipe para outras demandas.

Uma das principais funcionalidades desses sistemas é a configuração de lembretes automáticos de pagamento para os clientes. Dessa forma, é possível minimizar os atrasos sem precisar delegar o trabalho ao time de atendimento.

Registre os recebíveis regularmente

Manter registros detalhados e atualizados sobre os recebíveis é uma prática indispensável para o sucesso na gestão. Informações como o valor devido, a data de vencimento e o método de pagamento de cada cliente devem estar acessíveis à equipe. 

O controle ajuda a monitorar quais contas foram pagas, quais estão próximas do vencimento e aquelas que já passaram do prazo. Porém, vale a pena contar com a ajuda da tecnologia a fim de não precisar realizar a tarefa manualmente e automatizar a geração de relatórios financeiros para a equipe analisar.

Faça a conciliação de recebíveis

A conciliação de recebíveis envolve a identificação e verificação das operações realizadas, principalmente ao usar meios como cartões de crédito, boletos e carnês. O processo permite checar se tudo foi registrado corretamente e se os valores correspondem ao que foi vendido a prazo.

A prática ajuda a identificar eventuais inconsistências entre o que a empresa espera receber e o que foi pago, que comprometem a gestão financeira do negócio.

Como melhorar o prazo de recebimento e reduzir a inadimplência?

Iniciativas eficazes para lidar com o prazo de recebimento e a inadimplência são centrais para a gestão de recebíveis. Nesse contexto, existem diferentes estratégias capazes de ajudar a melhorar esses aspectos e garantir um fluxo de caixa saudável.

Conheça as principais formas de minimizar o prazo de recebimento e a inadimplência em sua gestão de recebíveis!

Negocie os termos de pagamento

Oferecer condições atrativas, como descontos para pagamentos à vista, é uma estratégia para acelerar os recebimentos. Ao incentivar os clientes a pagarem mais cedo, você melhora o fluxo de caixa e causa um impacto positivo nesse público.

Diversifique as opções de pagamento

Proporcionar diferentes opções de pagamento, como cartões de crédito, transferências e suporte a carteiras digitais facilita o processo de compra. Quanto mais fácil for para um cliente pagar, maior é a probabilidade de que ele o faça no prazo.

Monitore clientes com histórico de atraso

Estabelecer um processo de acompanhamento dos clientes que apresentam histórico de inadimplência é essencial. Assim, você consegue minimizar as chances de atrasos nos pagamentos. 

Além disso, considere fazer a antecipação de recebíveis. Mesmo seguindo as dicas anteriores, podem surgir descasamentos no fluxo de caixa. Nesse caso, a North possui diferentes serviços que servem de apoio para otimizar esse trabalho em sua empresa.

Como você viu, a gestão de recebíveis eficiente contribui para manter a saúde financeira da empresa e garantir que os recursos entrem no caixa conforme o planejado. Então aproveite as estratégias mencionadas para incentivar os clientes a pagarem no prazo.

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