É comum que as empresas operem com o olhar voltado ao futuro, o que também se aplica aos seus processos financeiros. Afinal, a gestão de recebíveis busca garantir que o dinheiro de vendas a prazo chegue ao caixa da companhia.
Oferecer condições de pagamento vantajosas aos clientes é uma forma de fidelizá-los. Entretanto, a prática deve ser conduzida com cuidado para não comprometer as finanças empresariais, exigindo uma estratégia voltada para esse fim.
Neste artigo, você entenderá o que é gestão de recebíveis e como realizá-la de maneira eficiente no negócio!
O que é gestão de recebíveis?
A gestão de recebíveis é a prática de controlar e organizar o capital que uma empresa tem a receber dos seus clientes. É o caso de vendas de produtos ou serviços que permitam pagamento a prazo, como por meio de cartões de crédito.
O pilar desse trabalho tem relação com o planejamento e execução de iniciativas voltadas para controlar e reduzir o risco de inadimplência. Assim, a empresa tem maior segurança de que pode contar com o dinheiro devido pelos clientes, nos prazos estabelecidos.
Além de cobrar os consumidores, a gestão de recebíveis inclui o planejamento do fluxo de caixa. Dessa forma, a gestão consegue se preparar melhor para pagar as contas da companhia.
Outra parcela da gestão de recebíveis envolve considerar as particularidades das diferentes formas de pagamento. É preciso saber lidar com a conciliação de boletos bancários, cartões de crédito e até cheques para manter o controle financeiro.
Por que a gestão de recebíveis é importante?
A gestão eficiente de recebíveis é fundamental para garantir a estabilidade financeira de uma empresa. Afinal, quando os pagamentos são recebidos no prazo, o negócio tem maiores chances de manter um fluxo de caixa saudável e cumprir com suas obrigações financeiras.
O trabalho também contribui para evitar a inadimplência dos clientes, capaz de prejudicar o orçamento empresarial. Além disso, a prática facilita negociações com consumidores e fornecedores, garantindo formas e prazos de pagamento vantajosos para o negócio.
Se a empresa não dá a devida atenção à gestão de recebíveis, ela tende a enfrentar problemas de liquidez, o que pode comprometer a continuidade das operações. Como resultado, ela corre o risco de não conseguir pagar fornecedores, salários e outras despesas essenciais.
Uma condução inadequada da gestão de recebíveis ainda dificulta o planejamento estratégico, já que a projeção de receitas se torna menos confiável. Afinal, não saber com precisão quando e quanto a companhia receberá dificulta a tomada decisões relevantes, como investimentos ou expansão.
Quais são os passos para melhorar a gestão de recebíveis da empresa?
Tendo em vista a importância de uma gestão de recebíveis eficiente, resta entender como implementar práticas que garantam o sucesso da iniciativa.
A seguir, descubra quais são os passos fundamentais para melhorar a gestão de recebíveis da empresa!
Defina políticas de crédito
Primeiramente, uma empresa precisa estabelecer políticas de crédito bem definidas, que orientem quem pode comprar a prazo e em quais condições. Elas devem considerar fatores como a análise financeira dos clientes, o histórico de pagamentos e o limite de crédito adequado.
Assim, a empresa consegue reduzir o risco de inadimplência e selecionar melhor para quem vender a prazo. Paralelamente, há como oferecer mais flexibilidade para bons pagadores, incentivando que eles continuem pontuais.
Adote sistemas automatizados de cobrança
Existem ferramentas automatizadas de cobrança que ajudam a garantir os pagamentos nos prazos corretos e, assim, contribuem para a sua gestão de recebíveis. O foco está em automatizar o processo de cobrança e liberar o tempo da equipe para outras demandas.
Uma das principais funcionalidades desses sistemas é a configuração de lembretes automáticos de pagamento para os clientes. Dessa forma, é possível minimizar os atrasos sem precisar delegar o trabalho ao time de atendimento.
Registre os recebíveis regularmente
Manter registros detalhados e atualizados sobre os recebíveis é uma prática indispensável para o sucesso na gestão. Informações como o valor devido, a data de vencimento e o método de pagamento de cada cliente devem estar acessíveis à equipe.
O controle ajuda a monitorar quais contas foram pagas, quais estão próximas do vencimento e aquelas que já passaram do prazo. Porém, vale a pena contar com a ajuda da tecnologia a fim de não precisar realizar a tarefa manualmente e automatizar a geração de relatórios financeiros para a equipe analisar.
Faça a conciliação de recebíveis
A conciliação de recebíveis envolve a identificação e verificação das operações realizadas, principalmente ao usar meios como cartões de crédito, boletos e carnês. O processo permite checar se tudo foi registrado corretamente e se os valores correspondem ao que foi vendido a prazo.
A prática ajuda a identificar eventuais inconsistências entre o que a empresa espera receber e o que foi pago, que comprometem a gestão financeira do negócio.
Como melhorar o prazo de recebimento e reduzir a inadimplência?
Iniciativas eficazes para lidar com o prazo de recebimento e a inadimplência são centrais para a gestão de recebíveis. Nesse contexto, existem diferentes estratégias capazes de ajudar a melhorar esses aspectos e garantir um fluxo de caixa saudável.
Conheça as principais formas de minimizar o prazo de recebimento e a inadimplência em sua gestão de recebíveis!
Negocie os termos de pagamento
Oferecer condições atrativas, como descontos para pagamentos à vista, é uma estratégia para acelerar os recebimentos. Ao incentivar os clientes a pagarem mais cedo, você melhora o fluxo de caixa e causa um impacto positivo nesse público.
Diversifique as opções de pagamento
Proporcionar diferentes opções de pagamento, como cartões de crédito, transferências e suporte a carteiras digitais facilita o processo de compra. Quanto mais fácil for para um cliente pagar, maior é a probabilidade de que ele o faça no prazo.
Monitore clientes com histórico de atraso
Estabelecer um processo de acompanhamento dos clientes que apresentam histórico de inadimplência é essencial. Assim, você consegue minimizar as chances de atrasos nos pagamentos.
Além disso, considere fazer a antecipação de recebíveis. Mesmo seguindo as dicas anteriores, podem surgir descasamentos no fluxo de caixa. Nesse caso, a North possui diferentes serviços que servem de apoio para otimizar esse trabalho em sua empresa.
Como você viu, a gestão de recebíveis eficiente contribui para manter a saúde financeira da empresa e garantir que os recursos entrem no caixa conforme o planejado. Então aproveite as estratégias mencionadas para incentivar os clientes a pagarem no prazo.
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